O vulcão Sundhnukur, localizado na península de Reykjanes, na Islândia, entrou em erupção nesta quarta-feira (20). Segundo a agência Reuters, este é o décimo episódio de atividade vulcânica registrado na região nos últimos três anos.
De acordo com o Gabinete Meteorológico da Islândia (IMO), o vulcão está expelindo fontes de lava e colunas de fumaça. Imagens impressionantes capturam o momento, destacando a força da natureza na região.
A península de Reykjanes, situada a cerca de 30 quilômetros a sudoeste da capital islandesa, Reykjavik, não presenciava erupções vulcânicas havia mais de 800 anos, até março de 2021. Desde então, especialistas têm alertado que a atividade sísmica na área entrou em uma nova fase, marcada por episódios mais frequentes.
A Islândia, com cerca de 400 mil habitantes, está localizada sobre um ponto quente no Atlântico Norte, o que a torna um dos locais mais ativos em termos vulcânicos no mundo. O país registra erupções regularmente, sendo a mais notável nos últimos tempos a do vulcão Eyjafjallajökull, em 2010, que lançou densas nuvens de cinzas na atmosfera e causou o fechamento generalizado do espaço aéreo europeu.
Leia Também: Kiev amanhece coberta de neve enquanto tensão na Ucrânia aumenta
Mais histórias
De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA
Verstappen evita falar em título da Fórmula 1 em Las Vegas: ‘Ainda há muito o que correr’
Rui Costa: Lula não abrirá mão de equilíbrio fiscal; orçamento de saúde e educação será poupado