SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ator britânico Tom Wilkinson, conhecido por filmes como “Ou Tudo Ou Nada”, “Shakespeare Apaixonado” e “O Exótico Hotel Marigold”, morreu aos 75 anos.
Wilkinson morreu em casa, ao lado da família. A morte foi confirmada em comunicado divulgado por seu agente, em nome de sua família.
A causa da morte não foi divulgada. “É com grande tristeza que a família de Tom Wilkinson anuncia que ele morreu repentinamente em casa no dia 30 de dezembro. Sua esposa e família estavam com ele. A família pede privacidade neste momento”, diz o comunicado enviado a BBC.
Nascido em Leeds, na Inglaterra, Wilkson se mudou para o Canadá e depois retornou para o país natal, quando morou na Cornualha. Começou a atuar aos 18 anos.
Ganhou um Bafta por “Ou Tudo Ou Nada”, e reprisou o papel de Gerald quando uma série do Disney+ revisitou os personagens 26 anos depois. O artista também ganhou um Emmy por interpretar Benjamin Franklin na minissérie “John Adams”.
Ele recebeu duas indicações ao Oscar, por “Conduta de Risco” e “Entre Quatro Paredes”. Além de seis indicações ao Bafta, Wilkinson recebeu uma indicação ao Emmy por dar vida a Joe, pai de John F. Kennedy, em “The Kennedys”.
Também ficou conhecido pelo trabalho em produções como “Batman Begins”, “O Patriota”, “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”, “O Homem que Mudou o Mundo”, “Black Knight”, “Operação Valquíria”, “O Cavaleiro Solitário” e “Negação”.
Era casado com Diana Hardcastle desde 1988, com quem teve duas filhas, Alice e Molly. Wilkinson e Diana atuaram juntos em “The Kennedys” e em “Good People”.
Mais histórias
Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?
Escândalos esquecidos de Hollywood: De abortos forçados a assassinatos
Lucy Liu revela Drew Barrymore escondida em seu jardim para fugir do ex