O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo pretende alcançar 200 novos mercados para produtos agropecuários. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, vem afirmando que a marca pode ser alcançada até o fim deste ano. Até esta quarta-feira, 31, o Brasil conquistou 167 aberturas de mercado em 55 destinos desde o início de 2023.
Lula afirmou que não conhecia Fávaro e que, por ele ser integrante da bancada ruralista, imaginava que ele não gostava do Partido dos Trabalhadores (PT), “e muito menos de mim”. Ao conhecer o agora ministro, o petista disse que achou Fávaro “uma figura simpática”. “Falei: ‘Vou chamar esse cara para ser meu ministro da Agricultura'”.
“Já tive gente muito importante no meu Ministério da Agricultura: intelectual, de carreira, política. Mas posso dizer para vocês que, com apenas 1 ano e 6 meses de governo, Fávaro será, de longe, o melhor ministro da Agricultura que esse país teve”, comentou Lula em evento de entrega de obras de ampliação e modernização de aeroportos em Mato Grosso nesta quarta-feira, 31.
Na avaliação do presidente, essa abertura de mercado exige uma mudança de postura do empresariado. “Exige que nossos empresários comecem a compreender que o carinho que as pessoas têm pelo mercado brasileiro é pela política de preservação que estamos fazendo nesse país, pela política de cuidado”, comentou o petista. “Hoje, discutir o clima é uma necessidade.”
Leia Também: Número de trabalhadores desalentados atinge menor nível desde 2016
Mais histórias
Governo Tarcísio planeja fechar ao menos 96 turmas no ensino noturno das escolas de SP
Sem Doncic, Mavericks superam Nuggets de virada na NBA; Celtics e Warriors também vencem
Mano Menezes pede calma à torcida do Fluminense e prevê ‘decisão’ diante do Criciúma