Após a decisão da Copa do Brasil, Flamengo e Atlético-MG voltam a se encontrar. Nesta quarta-feira, às 20h, duelam no Maracanã, no Rio, no fechamento da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. No último domingo, após ter feito 3 a 1 no jogo de ida, o time rubro-negro venceu o adversário mineiro por 1 a 0, em Belo Horizonte (MG), e sagrou-se campeão da Copa do Brasil.
Isso altera a percepção dos times para o restante do Brasileirão. Garantido na Libertadores, o Flamengo não tem mais a pressão de terminar no G-4. Já o Atlético precisa reagir para buscar o G-7, caso não consiga ser campeão da Libertadores diante do Botafogo.
A partida tem clima de apreensão também fora de campo após cenas de violência no domingo. Dentro do estádio, houve bombas e uma delas acertou um fotógrafo. Em um bar na capital mineira, um torcedor do Flamengo também foi espancado e está internado em estado grave.
Após a final da Copa do Brasil, o atacante Gabigol deixou claro que não jogará pelo Flamengo em 2025. Ele tem acerto encaminhado com o Cruzeiro, mas o Santos ainda não desistiu de sua contratação.
Nesta terça-feira, porém, o Flamengo emitiu um comunicado oficial afastando o jogador. Gabigol, por sua vez, respondeu e reforçou que foi uma decisão só do clube, se colocando à disposição para cumprir seu contrato até 31 de dezembro.
Após duas vitórias no Brasileirão, o Flamengo ocupa o quinto lugar com 58 pontos. Como o Botafogo lidera com 68, o título ficou bem complicado, mas pode ser uma boa oportunidade para que jogadores que não foram muito utilizados se destaquem visando 2025.
Para montar o time, Filipe Luís está repleto de desfalques e também dará um descanso para jogadores mais desgastados. Arrascaeta, que vinha jogando no sacrifício, passará por cirurgia e pode não atuar mais em 2024. Everton Cebolinha, Matías Viña, Pedro e Carlinhos também não jogam por questões físicas.
Allan, suspenso, é outra baixa, bem como os convocados para as Eliminatórias: Léo Ortiz (Brasil), Gerson (Brasil), Gonzalo Plata (Equador), Erick Pulgar (Chile) e Varela (Uruguai).
Mesmo campeão, Filipe Luís quer continuar competitivo e jogou a responsabilidade para o elenco. “Eu não negocio esforço e competitividade. Vai depender dos jogadores continuarem competindo e crescendo. Tenho certeza que não vão perder a ambição e vão jogar da mesma forma competitiva que jogaram até agora.”
O Atlético-MG tem 41 pontos na modesta 11ª colocação. Quem fecha o G-7 é o Cruzeiro, com 47. Entretanto, o G-7 pode virar até G-9 dependendo dos campeões da Libertadores e Sul-Americana.
O Atlético aposta em superar o Botafogo na Libertadores para poder relaxar na competição nacional. Se isso não acontecer, precisará reagir na reta final para ir à Libertadores em 2025. O jogo contra os cariocas será realizado em 30 de novembro.
O técnico Gabriel Milito tem os retornos de Igor Gomes, Gustavo Scarpa e Mariano, que estavam suspensos no último jogo do Brasileirão. Em relação ao jogo contra o Flamengo, poderá escalar Fausto Vera e Deyverson, que já tinham jogado por outros times na Copa do Brasil. Como a decisão da Libertadores ainda está longe, deve escalar o que tem de melhor.
Milito admitiu a dor pela derrota, mas pediu rápida reação. “Claro que queríamos ganhar, claro que a derrota dói, mas tem que passar a página rapidamente e pensar nos jogos do Brasileirão e depois com tempo e tranquilidade se preparar para a final da Libertadores que é nosso sonho.”
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO X ATLÉTICO-MG
FLAMENGO – Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Carlos Alcaraz, Lorran e Luiz Araújo; Bruno Henrique e Michael. Técnico: Filipe Luís.
ATLÉTICO-MG – Everson; Lyanco, Battaglia e Junior Alonso; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco (Fausto Vera), Zaracho (Bernard) e Guilherme Arana; Hulk (Deyverson) e Paulinho. Técnico: Gabriel Milito.
ÁRBITRO – Davi de Oliveira Lacerda (ES).
HORÁRIO – 21h.
LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Leia Também: Bactéria obriga promessa do Real Madrid a acabar carreira aos 19 anos
Mais histórias
Cássio celebra carinho em volta à Neo Química Arena: ‘Muito respeito e amor pelo Corinthians’
Hilário se demite do Chelsea para trabalhar com Tuchel na seleção inglesa
Rafael Nadal e o capitão da Espanha não confirmam astro em quadra na disputa da Copa Davis