A Eutelsat utilizou um foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa de Elon Musk, para lançar 20 satélites neste domingo, a partir da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Esta foi a primeira operação desde a fusão com a OneWeb, que aconteceu no ano passado.
“Este é o primeiro lançamento de satélites da OneWeb desde a fusão. Planejamos lançar mais satélites nos próximos anos”, afirmou a CEO Eva Berneke, em entrevista à agência Reuters.
Com sede em Paris, a empresa possui mais de 600 satélites em órbita terrestre baixa, voltados para o atendimento a empresas de radiodifusão, telecomunicações e estações de rádio.
“Queremos nos integrar ao ecossistema das telecomunicações. Os satélites são um nicho interessante dentro dos ecossistemas globais de conectividade, onde as empresas de telecomunicações são os grandes players, e os satélites sempre terão um papel menor”, acrescentou Berneke.
A Eutelsat atende operadoras de telecomunicações como a Orange, da França, e a Telstra, da Austrália, e está em negociações com outras, como a AT&T, dos Estados Unidos. A empresa também espera expandir sua atuação para mercados como Índia e Arábia Saudita.
Leia Também: SpaceX captura foguete com ‘braços’ mecânicos; confira o vídeo
Mais histórias
Evento solar extremo pode ter distorcido dados de Urano obtidos em 1986
NASA investe R$ 57 milhões em projetos para aeronaves sustentáveis
Spotify lucra menos que o esperado no 3º trimestre, mas agrada com número de usuários