Itaara News

O Quê Que é Isso!!! Com Muller Filho

Como seria o Sol ‘bebê’? Nasa capta imagem de estrela recém-nascida

Anúncios

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou na quinta-feira, 14, uma imagem inédita captada pelo telescópio James Webb que demonstra como poderia ser o Sol quando “bebê”. Conforme a agência, na foto é possível ver uma estrela recém-nascida com jatos supersônicos de gás expelidos de seus polos. “Tem apenas algumas dezenas de milhares de anos aqui, mas quando crescer, será muito parecido com o nosso Sol”, afirmou a Nasa.

Segundo a agência, as regiões brilhantes em torno de estrelas recém-nascidas, como vistas na imagem, são chamadas de objetos Herbig-Haro. “Este objeto Herbig-Haro específico é chamado Herbig-Haro (HH) 211. Ele está a cerca de 1 mil anos-luz de distância da Terra, é um dos objetos mais jovens e mais próximos deste tipo”, disse ainda em publicação nas redes sociais.

 

Babies, amirite? Supersonic jets of gas spew from a newborn star in this new infrared image by @NASAWebb: https://t.co/ldxuCkyYkZ

Anúncios

The bright regions are called Herbig-Haro objects, and they form when star particles collide with nearby gas and dust, forming intense shockwaves. pic.twitter.com/qwQfnyLyDy

— NASA (@NASA) September 14, 2023

Os objetos Herbig-Haro são criados quando jatos de gás dessas estrelas recém-nascidas formam ondas de choque ao colidirem com o gás e a poeira circundantes. A sensível visão infravermelha do telescópio James Webb pode perfurar o gás e a poeira, captando as emissões de calor provenientes dos fluxos da estrela e mapeando a estrutura com detalhes sem precedentes.

Anúncios

“Curiosamente, as observações de Webb também mostraram que os fluxos deste objeto são mais lentos em comparação com os de estrelas bebês mais desenvolvidas”, acrescentou a Nasa.

Ao descrever a imagem, a agência cita que no centro está presente uma fina nuvem horizontal rosada conhecida como Herbig-Haro 211 que é irregular com extremidades arredondadas e inclinada do canto inferior esquerdo para o canto superior direito.

“Curiosamente, as observações de Webb também mostraram que os fluxos deste objeto são mais lentos em comparação com os de estrelas bebês mais desenvolvidas”, acrescentou a Nasa.

Anúncios

“Ocupa cerca de dois terços do comprimento deste ângulo, mas é mais fino e mais longo no ângulo oposto. No seu centro há uma mancha escura. Em ambos os lados da mancha escura, há mechas amarelo-alaranjadas que se estendem até mechas azuis claras. No centro dessas nuvens, uma faixa rosa fofa percorre cada lóbulo”, explicou a Nasa.

Nas extremidades de cada lóbulo, o rosa torna-se a cor dominante. O lóbulo à esquerda é mais gordo. O lobo direito é mais fino e termina em um semicírculo rosa menor, conforme a descrição apresentada.

“Logo na borda deste lóbulo há um semicírculo rosa ligeiramente menor, depois um blog rosa em forma de esponja. O fundo contém várias estrelas brilhantes, cada uma com oito pontas de difração que se estendem a partir do ponto brilhante central”, complementa a Nasa.

Anúncios

About Author

Anúncios
Anúncios