Por Sergio Caldas*
São Paulo, 10/05/2024 – As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira, mantendo o tom positivo da semana e com os índices acionários de Londres e de Frankfurt renovando máximas históricas, após o Reino Unido superar uma breve recessão e em meio a expectativas de cortes de juros.
Por volta das 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,90%, a 521,43 pontos.
Mais cedo, dados mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,6% no primeiro trimestre, o dobro do que se esperava, significando que a economia britânica superou a recessão em que havia entrado no fim do ano passado. Apenas em março, a produção industrial britânica teve leve avanço de 0,2%, ante previsão de estabilidade.
Os números do Reino Unido vieram um dia após o Banco da Inglaterra (BoE) deixar seu juro básico inalterado em 5,25% pela sexta vez consecutiva, mas sinalizar que se prepara para começar a reduzir a taxa. Analistas da Capital Economics preveem que o corte inicial do juro do BoE virá em junho. Mais cautelosos, os do ING apostam em agosto.
Nas próximas horas, o Banco Central Europeu (BCE) divulga ata de sua reunião de política monetária de abril, quando os juros da zona do euro também foram mantidos. Na ocasião, porém, o BCE avaliou que poderá cortar juros no encontro de junho se houver mais evidências de que a inflação do bloco se encaminha para a meta oficial de 2% de forma sustentável.
Há maior otimismo também em relação à política monetária dos EUA. Ontem, dados mais fracos do que o esperado do mercado de trabalho americano reforçaram esperanças de que o Federal Reserve (Fed, o BC americano) comece a reduzir juros na segunda metade do ano, ainda que depois do BCE e do BoE.
Da temporada de balanços corporativos europeus, que está chegando ao fim, destaque para a Iveco, que teve forte avanço no lucro do primeiro trimestre e reafirmou projeções para o ano. No horário acima, a ação da fabricante italiana de caminhões e ônibus saltava 6,4% em Milão.
Às 6h58 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,82%, a de Frankfurt avançava 0,70% e a de Paris ganhava 0,83%. Tanto o índice acionário inglês FTSE 100 quanto o alemão Dax operavam bem próximos de novas máximas intraday históricas, atingidas hoje. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 1,05%, 0,67% e 1,28%, respectivamente.
Contato: sergio.caldas@estadao.com
*Com informações da Dow Jones Newswires
Mais histórias
Novo plano de investimentos da Petrobras deve reforçar foco em petróleo
Campos Neto fala em demora para IPCA ficar na meta
Mubadala vai voltar a expandir rede da Starbucks no Brasil em 2025