A B3 anunciou nesta segunda-feira, 25, o lançamento do indicador Ibovespa B3 Equal Weight, que visa igualar a participação das companhias na carteira na época de sua formulação e em seus ajustes periódicos.
O novo índice vem para completar o portfólio de indicadores que derivam do Ibovespa B3, oferecendo uma carteira mais desconcentrada, segundo o superintendente de índices da B3, Ricardo Cavalheiro. “Assim, o investidor poderá analisar o desempenho do mercado de uma forma que a performance das grandes companhias não impacte tanto na visão do quadro geral”, complementa.
O Ibovespa B3 Equal Weight é um índice de Retorno Total, ou seja, reflete o retorno dos ativos considerando o reinvestimento dos dividendos.
Segundo divulgou a B3, o lançamento reforça a estratégia da empresa de ser a principal provedora de índices do País, criando a possibilidade de desenvolvimento de diferentes subíndices.
Para fazer parte do novo índice, os ativos devem, obrigatoriamente, estar na carteira vigente do Ibovespa B3. Os indicadores seguem a mesma metodologia de inclusão e exclusão do Ibovespa B3, com atualização a cada quatro meses. Apesar da equiparação no início de cada quadrimestre, as participações relativas das ações no índice sofrerão alterações conforme a evolução dos preços de cada ação nesse período.
O novo índice passa a integrar os índices relacionados ao Ibovespa B3. Em outubro deste ano, a B3 lançou mais dois índices derivados do Ibovespa: Ibovespa B3 Estatais e Ibovespa B3 Empresas Privadas. Além deles, foram lançados o Ibovespa B3 BR+, em agosto de 2024, o Ibovespa Smart High Beta B3 e o Ibovespa Smart Low Volatility B3, em julho de 2024, e o Ibovespa Smart Dividendos B3, em setembro de 2023.
Mais histórias
Expectativa para o dólar no fim de 2024 passa de R$ 5,60 para R$ 5,70 no Focus do BC
Projeção para Selic no fim de 2024 segue em 11,75% ao ano no Focus do BC
Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos