Uma rouquidão que persiste por mais de três semanas é um sinal de alerta e deve motivar uma visita ao médico. “A laringe, localizada na região do pescoço, é responsável pela entrada de oxigênio nos pulmões e também pela produção da voz. Por ser um órgão muscular envolvido na fonação, um câncer em estágio avançado nessa área pode comprometer tanto a fala quanto a respiração”, afirma o oncologista Rodrigo Nery, em entrevista ao Metrópoles.
Nas fases mais avançadas do câncer de laringe, o tumor pode comprimir a laringe e causar um som agudo ou ruído ao respirar, embora isso seja raro. Entre os principais sintomas da doença estão: rouquidão ou mudanças na voz, dificuldade para engolir, sensação de algo preso na garganta, dor persistente na garganta ou ouvido, tosse constante, falta de ar e problemas respiratórios. Outros sinais de alerta incluem mau hálito, perda de peso inexplicável e fadiga.
De acordo com o cirurgião oncológico José Guilherme Vartanian, coordenador da Comissão de Cabeça e Pescoço da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, embora esses sintomas nem sempre estejam diretamente relacionados ao câncer de laringe, é essencial estar atento e consultar um especialista ao perceber qualquer alteração suspeita. “Uma avaliação médica pode garantir um diagnóstico preciso e oportuno”, destacou o cirurgião ao jornal Metrópoles.
Leia Também: Consumo de álcool é um dos maiores fatores de risco para câncer de mama, diz OMS
Mais histórias
7 dicas para preparar o bife à milanesa perfeito; tome nota
Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking
Neymar rebate apresentador Fred Bruno após críticas: ‘Esse é um fanfarrão’